A CADEIA DE DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SOBRE A COMPETÊNCIA PARA JULGAR ATOS DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
UM ESTUDO RETROSPECTIVO
Palavras-chave:
Conselho Nacional de Justiça, Supremo Tribunal Federal, Processo constitucional, Integridade do DireitoResumo
Este artigo analisa as principais decisões do Supremo Tribunal Federal- STF sobre a competência para julgamento de ações contra o Conselho Nacional de Justiça, no período de 2005 a 2019. O estudo utiliza a metáfora do "romance em cadeia" de Ronald Dworkin para reconstruir a história de julgados sobre a competência originária dos juízes de primeiro grau para julgar atos do CNJ. O estudo demonstra que a “jurisprudência defensiva” que animou o STF no tema está baseada na confusão entre política e princípio. O estudo também evidencia como o posicionamento processual do Supremo Tribunal Federal impactou a autoridade do CNJ, em nível disciplinar e de governança.
Referências
DWORKIN, Ronald. Império do Direito. 1a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FALCÃO, Joaquim. A história da reforma do Poder Judiciário e de sua estratégia pré-legislativa. In: Dez anos de reforma do judiciário e o nascimento do Conselho Nacional de Justiça. STOCO, Riu. PENALVA, São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.
TORRE, Riccardo. A valorização dos precedentes pelos tribunais superiores e a jurisprudência defensiva. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
COSTA, Adriene Domingues. A Política Judiciária do CNJ e seus Impactos Institucionais. O CNJ e a Efetivação da Justiça. Organizador Claudio Lamachia, Oneildo Ferreira, Valdetário Andrade Monteiro – Brasília, OAB, Conselho Federal, 2019. P. 25-47.
MURTA, João. Análise das Iniciativas Implementadas pelo Conselho Nacional de Justiça no Sistema de Execução Penal. Dissertação Mestrado. IDP. Disponível em https://www.conjur.com.br/dl/pesquisador-aponta-descontinuidade.pdf
PENALVA, Janaína. Costa, Adriene Domingues. Dez anos depois: quem julga os atos do Conselho Nacional de Justiça? Revista do Advogado, v. Ano XXXV, p. 38, 2015.
SADEK, M. T.. CNJ: impactos no Judiciário e na sociedade. In: STOCO, Rui; PENALVA, Janaína. (Org.). Dez Anos de Reforma do Judiciário e o nascimento do Conselho Nacional de Justiça. 1. ed.São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015, v. 1, p. 293-312.
TOFFOLI, José Antônio Dias. A competência do Supremo Tribunal Federal para julgar ações em que se impugnam decisões do Conselho Nacional de Justiça. In: LEWANDOWSKI, Ricardo; NALINI, José Renato (Org.). O Conselho Nacional de Justiça e sua atuação como órgão do Poder Judiciário: homenagem aos 10 anos do CNJ. São Paulo: Quartier Latin, 2015, p. 79-100.