CABOTAGEM PARA PASSAGEIROS E A EFICÁCIA CONSTITUCIONAL DO DIREITO SOCIAL AO TRANSPORTE

Autores

  • Eduardo Antonio Temponi Lebre UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)
  • Eliane Maria Octaviano Martins UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UniSantos)
  • Marcieli da Silva Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)

Palavras-chave:

Transporte, Cabotagem, Passageiros, Direito social

Resumo

Este artigo tem a finalidade de confrontar o paradigma histórico e politicamente assentado na ineficiente preferência brasileira pelo transporte de pessoas através do modal rodoviário, mediante a comprovação de viabilidade jurídica da implantação do serviço de transporte aquaviário para passageiros na navegação de cabotagem brasileira e a sua sustentabilidade como empreendimento. A partir disso, através do método dedutivo e interpretação jurídica sistêmica, evidencia-se que a cabotagem requer uma mudança de cultura organizacional, pois o setor carece de maior regulamentação por parte dos órgãos envolvidos, estímulo por parte do mercado, padrões técnicos específicos que vão além das questões abrangentes de aspectos atuais, podendo assim, ser a solução para reduzir custos logísticos e trazer eficácia constitucional do novo direito social do transporte digno e sustentável, e consequentemente, ser o impulso que faltava para o desenvolvimento da cabotagem para passageiros, como uma maneira de melhorar a mobilidade da população brasileira que se concentra na Zona Costeira, abrindo uma discussão sobre uma necessária mudança de políticas públicas para Marinha Mercante.

Biografia do Autor

Eduardo Antonio Temponi Lebre, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)

Professor Titular e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorado com apoio de bolsa CAPES/PNPD no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3269886672799976,Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7944-1532. E-mail: edu.lebre.adv@hotmail.com.

Eliane Maria Octaviano Martins, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UniSantos)

Supervisora de estágio Pós-Doutoral CAPES/PNPD no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação da Western Michigan University (WMICH, USA) e no da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB, Espanha). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2546717607480050, Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9360-226X. E-mail: emom@uol.com.br.

Marcieli da Silva Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)

Oceanógrafa e Mestranda pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5948223759666815. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0204-2162. E-mail: marcielisr@gmail.com.

Referências

AGÊNCIA SENADO. Senado vai analisar BR do Mar, projeto que estimula navegação de cabotagem. 2020. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/12/09/senado-vai-analisar-br-do-mar-projeto-que-estimula-navegacao-de-cabotagem>. Acesso em: mai. 2021.

BRASIL. (ANTAQ). Consulta pública: ESIC-000151-2015-ANTAQ. Documento nº OUTR-000006-2015-GRM, 2015.

BRASIL. (ANTAQ). Resolução normativa nº 5 de 23 de fevereiro de 2016. Brasília: ANTAQ, 2016. Disponível em: <http://antaq.gov.br/Portal/pdfSistema/Publicacao/Resolucoes_Normativas/20160223_Resolucao_Normativa_005_2016.pdf>. Acesso em: mar. 2016.

BRASIL. (ANTAQ). Resolução nº 1.886, de 8 de dezembro de 2010. Brasília: ANTAQ, 2010. Disponível em: <http://antaq.gov.br/portal/pdfSistema/Publicacao/0000003353.pdf>. Acesso em: mar. 2016.

BRASIL. Consolidação das leis do trabalho (CLT) (1943). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 ago. 1943. Disponível em: <https://juslaboris.tst.jus.br/bitstream/handle/20.500.12178/19276/1943_dec_lei05452_clt.pdf?sequence=4&isAllowed=y>. Acesso em: mar. 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: mar. 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional nº 90, de 15 de setembro de 2015. Diário Oficial União, Brasília, DF, 16 set. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc90.htm>. Acesso em: mar. 2018.

BRASIL. Decreto nº 6.703, de 18 de dezembro de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6703.htm>. Acesso em: mar. 2018.

BRASIL. Decreto nº 94.536, de 29 de junho de 1987. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jun. 1987. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1980-1989/D94536.htm>. Acesso em: mar. 2018.

BRASIL. Lei Complementar nº 69, de 23 de julho de 1991. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 jul. 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp69.htm>. Acesso em: mar. 2018.

BRASIL. Lei Complementar nº 97, de 09 de junho de 1999. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jun. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp97.htm#art23>. Acesso em: mar. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.432, de 08 de janeiro de 1997. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 jan. 1997. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9432.htm>. Acesso em: mar. 2018.

BRASIL. Lei nº 12.815, de 05 de junho de 2013. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 jun. 2013. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/Lei/L12815.htm>. Acesso em: mar. 2018.

BRASIL. Projeto de Lei nº 4.199 de 2020. Institui o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem - BR do Mar e altera a Lei nº 5.474, de 18 de julho de 1968, a Lei nº 9.432, de 8 de janeiro de 1997, a Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001, e a Lei nº 10.893, de 13 de julho de 2004. Congresso Nacional. Brasília/DF. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=node0cy8slmbtp03sj4zw6r7egkln5229507.node0?codteor=1922656&filename=PL+4199/2020>. Acesso em: maio 2021.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Relatório de auditoria operacional: cabotagem. TC 023.297/2018-2. Apenso: TC 003.329/2019-4. Acórdão n. 1383/2019. Relator Min. Bruno Dantas. Julg.12/06/19. Disponível em: . Acesso em: jun 2021.

EUA. Merchant Marine Act, de 05 de junho de 1920. Prevê a manutenção e promoção da Marinha Mercante Americana. Disponível em:

<https://tile.loc.gov/storage-services/service/ll/uscode/uscode1958-00904/uscode1958-009046024/uscode1958-009046024.pdf>. Acesso em: ago. 2017.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas geográfico das zonas costeiras e oceânicas do Brasil. IBGE, Diretoria de Geociências. - Rio de Janeiro: IBGE, 2011, 176 p. Convênio: IBGE e a Comissão Interministerial para Recursos do Mar. ISBN 978-85-240-4219-5.

MACGREGOR. Ro-Pax vessels. [S. D.]. Disponível em: <https://www.macgregor.com/Products-solutions/merchant-cargo-and-passengers/ropax-ferries/>. Acesso em: jul. 2018.

MAHAN, Alfred Thayer. The influence of sea power upon history 1660-1783. Boston: Little, Brown and Company, 1890. E-book. Disponível em: <http://archive.org/details/seanpowerinf00maha>. Acesso em: jul. 2018.

MARITIME CABOTAGE TASK FORCE. Jones Act Fleet: A Carrier’s Perspective, National Defense University, Industry Study Program, 2010. Disponível em: <https://www.itfglobal.org/media/1152803/13enmstoolkitsuppdocmua-itf-cabotage-paper-october-v3-2009.pdf>. Acesso em: ago. 2019.

MARQUES, Igor. Viabilidade jurídica do transporte aquaviário de passageiros e cargas leves na navegação de cabotagem brasileira. 2015. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Direito, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

MARTINS, Eliane M. O. Direito marítimo: nacionalidade, bandeira e registro de navios. Revista Âmbito Jurídico, Rio Grande, v. 14, n. 85, fev. 2011. Disponível em:<https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-85/direito-maritimo-nacionalidade-bandeira-e-registro-de-navios/>. Acesso em: mar. 2018.

SOUSA. Gustavo José Baracho de. O poder naval brasileiro: tributo à política de defesa do Brasil. Revista de Geopolítica, Natal, v. 6, nº 2, p. 18-36, jul./dez. 2015.

WEVER. Mark Willian, LCDR. The influence of captain Alfred Tayer Mahan upon the United States navy through the United States Naval Institute’s proceedings. 2013. 115 f. Tese. História Militar. B.S., University of Minnesota, St. Paul, Minnesota, 2013. Disponível em: <https://apps.dtic.mil/sti/citations/ADA591136>. Acesso em: jul. 2018

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Temponi Lebre, E. A. ., Octaviano Martins, E. M. ., & da Silva Ribeiro, M. . (2022). CABOTAGEM PARA PASSAGEIROS E A EFICÁCIA CONSTITUCIONAL DO DIREITO SOCIAL AO TRANSPORTE. Constituição, Economia E Desenvolvimento: Revista Eletrônica Da Academia Brasileira De Direito Constitucional , 14(27), 14–41. Recuperado de https://abdconstojs.com.br/index.php/revista/article/view/409

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.