CABOTAGEM PARA PASSAGEIROS E A EFICÁCIA CONSTITUCIONAL DO DIREITO SOCIAL AO TRANSPORTE

Autores

  • Eduardo Antonio Temponi Lebre UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)
  • Eliane Maria Octaviano Martins UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UniSantos)
  • Marcieli da Silva Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)

Palavras-chave:

Transporte, Cabotagem, Passageiros, Direito social

Resumo

Este artigo tem a finalidade de confrontar o paradigma histórico e politicamente assentado na ineficiente preferência brasileira pelo transporte de pessoas através do modal rodoviário, mediante a comprovação de viabilidade jurídica da implantação do serviço de transporte aquaviário para passageiros na navegação de cabotagem brasileira e a sua sustentabilidade como empreendimento. A partir disso, através do método dedutivo e interpretação jurídica sistêmica, evidencia-se que a cabotagem requer uma mudança de cultura organizacional, pois o setor carece de maior regulamentação por parte dos órgãos envolvidos, estímulo por parte do mercado, padrões técnicos específicos que vão além das questões abrangentes de aspectos atuais, podendo assim, ser a solução para reduzir custos logísticos e trazer eficácia constitucional do novo direito social do transporte digno e sustentável, e consequentemente, ser o impulso que faltava para o desenvolvimento da cabotagem para passageiros, como uma maneira de melhorar a mobilidade da população brasileira que se concentra na Zona Costeira, abrindo uma discussão sobre uma necessária mudança de políticas públicas para Marinha Mercante.

Biografia do Autor

Eduardo Antonio Temponi Lebre, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)

Professor Titular e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorado com apoio de bolsa CAPES/PNPD no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3269886672799976,Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7944-1532. E-mail: edu.lebre.adv@hotmail.com.

Eliane Maria Octaviano Martins, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UniSantos)

Supervisora de estágio Pós-Doutoral CAPES/PNPD no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação da Western Michigan University (WMICH, USA) e no da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB, Espanha). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2546717607480050, Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9360-226X. E-mail: emom@uol.com.br.

Marcieli da Silva Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)

Oceanógrafa e Mestranda pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5948223759666815. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0204-2162. E-mail: marcielisr@gmail.com.

Referências

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Temponi Lebre, E. A. ., Octaviano Martins, E. M. ., & da Silva Ribeiro, M. . (2022). CABOTAGEM PARA PASSAGEIROS E A EFICÁCIA CONSTITUCIONAL DO DIREITO SOCIAL AO TRANSPORTE. Constituição, Economia E Desenvolvimento: Revista Eletrônica Da Academia Brasileira De Direito Constitucional , 14(27), 14–41. Recuperado de https://abdconstojs.com.br/index.php/revista/article/view/409

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