JUÍZO DE CENSURA PENAL E A SELETIVIDADE DO SISTEMA
Palavras-chave:
Direito penal, Culpabilidade, Co-culpabilidade, Culpabilidade por vulnerabilidade, SociedadeResumo
O presente trabalho objetiva analisar e compreender a possibilidade de se desenvolver a culpabilidade a partir do Estado no processo de criminalização no Brasil. Bem como, enfocar a parte geral do Direito Penal intercalando com a estruturação da sociedade atual, para que melhor possamos entender o crime, o ato criminoso e o juízo de reprovação. Compreendendo, assim, as condições sociais e psicológicas do autor do crime, quais suas tendências para determinados tipos criminais, assim como, a inclinação dos excluídos socialmente para a prática da criminalidade. Buscando, ainda, reavaliar o Direito Penal e todo seu traçado no que tange aos elementos do tipo penal e, em especial, da culpabilidade em alusão á raiz do comportamento social. Demonstrando que, em decorrência de sermos carentes de um Estado responsável e que proporciona uma adequada inserção social, este poderá responsabilizar-se pelo delito praticado. Cabendo, também, investigar a ordem social e a atuação estatal, através dos mecanismos pelos quais se cria a sociedade atual para o exercício de uma contra-seletividade. E, finalmente, diferenciar terminologias: co-culpabilidade e culpabilidade por vulnerabilidade.
Referências
BATISTA, Nilo. Introdução Crítica ao Direito Penal Brasileiro. 9. ed. Rio de
Janeiro: Revan, 2010.
BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. 7. ed. Rio de Janeiro: Martin Claret, 2008.
BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal. 14. ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 2009.
BRASIL. Código Penal, 1940.
CARVALHO, Salo de; CARVALHO, Amilton. Aplicação da pena e garantismo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2001.
MOURA, Grégore. Do Princípio da Co-Culpabilidade. Rio de Janeiro: Impetus, 2006.
PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. 9. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Culpabilidade por Vulnerabilidade. 2010. Disponível em: <http://www.freixinho.adv.br/_recursos/pdf/artigos/014.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2012.
ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Em busca das penas perdidas: a perda da legitimidade do sistema penal. 5. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2001.
ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Manual de Direito Penal Brasileiro. 8. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.