MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL E AS DESIGUALDADES SOCIAIS NO SÉCULO XXI
REFLEXÕES A PARTIR DE "A TEMPESTADE", DE WILLIAM SHAKESPEARE
Palavras-chave:
Shakespeare, Capital, DesigualdadesResumo
O artigo estuda a evolução do capitalismo e o aumento das desigualdades. Tem por objetivo refletir sobre as desigualdades socioeconômicas que marcam o século XXI, diante do fenômeno da mundialização do capital, compreendendo as diversas fases do capitalismo: manufatureiro, industrial e financeiro. Toma como ponto de partida o livro "A Tempestade", de William Shakespeare, publicado durante o período do colonialismo inglês, praticado nos séculos XVI e XVII. A metodologia da pesquisa é de natureza exploratória e teve por base textos doutrinários encontrados em livros, artigos científicos e bancos de dados públicos nacionais e internacionais. Os resultados obtidos apontam para o fato de que o capitalismo, ao tempo em que enseja produção e acúmulo de riquezas, também amplia e aprofunda as desigualdades socioeconômicas, acarretando violação a diversos direitos da personalidade.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. A riqueza de poucos beneficia todos nós? Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. Grandes Autores História. São Paulo: FDT, v. 2, 1995.
CHESNAIS, François. A Mundialização Financeira: gênese, custos e risco. Trad. Carmen Cristina Cacciacarra, Luís Leiria, Silvana Foá e Valéria Coêlho da Paz. São Paulo: Xamã, 1998.
CHESNAIS, François. A Mundialização do Capital. Trad. Silvana Finzi Foá. São Paulo: Xamã, 1996.
GALVÃO, Tainah Lopes. A Tempestade: o adeus de Shakespeare ao teatro. 24f. 2013. Monografia (Graduação). Dapartamento de Teorias Literárias e Literaturas do Instituto de Letras da UnB. Brasília: UnB, 2013.
HOBSBAWER, Eric J. A Era das Revoluções: Europa 1789-1848. 12. ed. Trad. Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). PNAD Contínua 2018: 10% da população concentram 43,1% da massa de rendimentos do país. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25700-pnad-continua-2018-10-da-populacao-concentram-43-1-da-massa-de-rendimentos-do-pais. Acesso em: 05 abr. 2020.
MINC, Alan. O Triunfo da Mundialização. Trad. Luís Couceito Feto. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
NUNES, António José Avelãs; SCAFF, Fernando Facury. Os Tribunais e o Direito à Saúde. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Banco Mundial: quase metade da população global vive abaixo da linha da pobreza. Disponível em: https://nacoesunidas.org/banco-mundial-quase-metade-da-populacao-global-vive-abaixo-da-linha-da-pobreza/. Acesso em: 30 abr. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Relatório de desenvolvimento humano do PNUD destaca altos índices de desigualdade. Disponível em: https://nacoesunidas.org/relatorio-de-desenvolvimento-humano-do-pnud-destaca-altos-indices-de-desigualdade-no-brasil/. Acesso em: 28 abr. 2020.
PARADISO, Sílvio Luiz. Literaturas em Língua Inglesa I. Maringá: Unicesumar, 2019.
PUCHNER, Martin. O Mundo da Escrita: como a literatura transformou a civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SHAKESPEARE, William. A Tempestade. Trad. Ridendo Castigat Mores. S.l., 2000. Disponível em: www.ebooksbrasil.com. Acesso em: 28 abr. 2020.
SHAKESPEARE, William. Otelo. Trad. Beatriz Viégas-Faria. Porto Alegre: L&PM, 2019a.
SHAKESPEARE, William. Hamlet. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2001.
SHAKESPEARE, William. Sonhos de uma Noite de Verão. Trad. Beatriz Viégas Faria. Porto Alegre: L&PM, 2019b.
SINGER, Paul. O Capitalismo. São Paulo: Moderna, 1998.
SMITH, Adam. A Riqueza das Nações: uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza da nação. Trad. Norberto de Paula Lima. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
SUTHERLAND, John. Uma Breve História da Literatura. Trad. Rodrigo Breunih. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2019.