PARECER Nº. 635/2018 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CNE SOB A PERSPECTIVA DA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE PESQUISA ESTUDO DE CASO NO ENSINO JURÍDICO

Autores

  • MÔNICA MOTA TASSIGNY UNIVERSIDADE DO PERNAMBUCO
  • ELISBERG FRANCISCO BESSA LIMA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
  • MARIA SEMÍRAMIS ALVES UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Palavras-chave:

Método de Pesquisa. Estudo de Caso. Ensino Jurídico., Parecer nº. 635/2018 do Conselho Nacional de Educação – CNE.

Resumo

O parecer nº. 635/2018, do Conselho Nacional de Educação – CNE, que orienta as novas diretrizes curriculares nacionais do curso de Direito, determina a interação entre a pesquisa e o ensino ao promover o protagonismo do corpo discente no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, tem-se como escopo do presente artigo a análise das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Direito, diante do método de pesquisa “estudo de caso”, sob a perspectiva do parecer nº. 635/2018, do Conselho Nacional de Educação – CNE. Objetiva-se, assim, relacionar a aplicação do método de pesquisa científica “estudo de caso” no âmbito do curso de graduação em Direito. Para tanto, identifica-se a legislação vigente do curso de graduação em Direito no Brasil, relacionando-a ao parecer nº. 635/2018, do Conselho Nacional de Educação CNE. Ademais, verificam-se a cientificidade do método de pesquisa “estudo de caso”, seus parâmetros de aplicação, vantagens e limitações. Posteriormente, enquadra-se o método de investigação científica “estudo de caso” como instrumento de efetivação das novas diretrizes do curso de Direito, orientadas pelo parecer nº. 635/2018, do CNE, de forma a justificar a utilização desse método em sala de aula no curso de graduação em Direito. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Quanto ao caráter de estudo, faz-se uso de pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. Como resultado, considera-se que o parecer nº. 635/2018 do Conselho Nacional de Educação – CNE ressalta o método de pesquisa “estudo de caso” como meio de transformar alunos de graduação em Direito como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

MÔNICA MOTA TASSIGNY, UNIVERSIDADE DO PERNAMBUCO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Socieales. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UNIFOR). E-mail:tass@gmail.com

 

ELISBERG FRANCISCO BESSA LIMA, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Professor de Direito Tributário da Graduação e Pós-graduação lato sensu da Universidade de Fortaleza. E-mail: elisberg@unifor.br.

 

 

 

MARIA SEMÍRAMIS ALVES, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Mestranda em Direito Constitucional Público pela Universidade de Fortaleza-Unifor. E-mail: semiramisalves@hotmail.com.

 

Referências

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Publicado

2021-07-17

Como Citar

MOTA TASSIGNY, M. ., FRANCISCO BESSA LIMA, E., & SEMÍRAMIS ALVES, M. . (2021). PARECER Nº. 635/2018 DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CNE SOB A PERSPECTIVA DA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE PESQUISA ESTUDO DE CASO NO ENSINO JURÍDICO. Constituição, Economia E Desenvolvimento: Revista Eletrônica Da Academia Brasileira De Direito Constitucional , 13(24), 18–42. Recuperado de https://abdconstojs.com.br/index.php/revista/article/view/255

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