ECONOMIA, MORAL E DIREITOS FUNDAMENTAIS
ALGUMAS APROXIMAÇÕES REALOCATIVAS
Palavras-chave:
Economia, Moral, Direitos fundamentais, Inter-relação, Critérios realocativosResumo
O presente estudo parte do pressuposto de que a ciência econômica e os principais institutos econômicos são avessos ao argumento moral. Como a economia vem ocupando um espaço de predominância nas ciências sociais, o realce no comportamento autointeressado apresenta evidente perigo para a coesão da sociedade. O artigo pretende reconectar a economia com a moral, analisando como o direito tem a contribuir com essa tarefa. Para isso, descreve-se como o discurso moral, juntamente com outras variáveis, se insere no juízo político de formatação das normas de política econômica, e na sua consequente aplicação. Apresenta, ainda, alguns critérios realocativos indicados por autores das mais variadas abordagens e metodologias. Em conclusão, como forma de proporcionar a distribuição de recursos e bens na sociedade de uma forma mais justa, adota como critério a incidência dos direitos fundamentais como forma de resgatar a inserção de juízos morais à economia, tanto na formação discursiva da norma quanto na sua aplicação.
Referências
ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. São Paulo: Malheiros, 2008.
DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FORRESTER, Viviane. O horror econômico. São Paulo: Unesp, 1998.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Vol. I. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
HIRSCHMAN, Albert O. Moralidade e ciências sociais: uma tensão duradoura. In: A economia como ciência moral e política. São Paulo: Brasiliense, 1986.
KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
KÜNG, Hans. Uma ética global para a política e a economia mundiais. Petrópolis: Vozes, 1999.
NETTO, Menelick de Carvalho; SCOTTI, Guilherme. Os direitos fundamentais e a (in)certeza do direito: a produtividade das tensões principiológicas e a superação do sistema de regras. Belo Horizonte: Fórum, 2011.
NEVES, Rogério Telles Correia das Neves. A política estatal de controle de preços no setor sucroalcooleiro. Porto Alegre: Núria Fabris, 2010.
POSNER, Richard. Economic analysis of Law. New York: Aspen, 2003.
RAWLS, John. Uma Teoria de Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
SEN, Amartya. Sobre ética e economia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
SIMMEL, Georg. In: SOUZA, Jessé; ÖELZE, Berthold (Orgs.). Simmel e a modernidade. O dinheiro na cultura moderna. 2. ed. Brasília: UnB, 2005
SMITH, Adam. A riqueza das nações. Curitiba: Juruá, 2009.
SMITH, Adam. Teoria dos sentimentos morais. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SOUZA, Jessé; ÖELZE, Berthold (Orgs.). Simmel e a modernidade. O dinheiro na cultura moderna. 2. ed. Brasília: UnB, 2005.
WALZER, Michael. Esferas da justiça: uma defesa do pluralismo e da igualdade. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2002.