DIREITOS HUMANOS E GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA:
COMPATIBILIDADE DE PRINCÍPIOS?
Palavras-chave:
globalização, direitos humanos, direitos fundamentais, princípiosResumo
O presente trabalho não visa analisar a contradição entre a abertura econômica e a tão almejada reforma social, mas tem por objetivo avaliar o impacto da globalização econômica na tutela dos direitos humanos. A política promovida pela globalização rompe com a ideia de cidadania, elemento constitutivo dos direitos humanos. Por isso, na ‘Era da Globalização’ os direitos humanos tendem a se tornar meramente retóricos, enfrentando a cada dia grande dificuldade para sua afirmação. Diante dessa ameaça à proteção do ser humano como um fim em si mesmo é que se pretende promover um resgate à cidadania, tomando os direitos humanos não apenas como algo universalizante, mas sim, como fato universal. Compatibilizar os princípios dos direitos humanos e da globalização econômica não é tarefa fácil, mas de forma alguma pode ser considerada impossível. O presente trabalho tem por objetivo enfatizar a possibilidade e a necessidade desta compatibilização que deverá ter por pressuposto a produção de harmonia social por meio do resgate à cidadania buscando anular os conflitos, incertezas e contradições decorrentes do sistema capitalista globalizado. Afinal, deve-se ter em mente que a sociedade apenas se beneficiará plenamente da economia globalizada se houver um respaldo ético, social e jurídico e, para tanto, é preciso reaproximar realidade e legislação.
Referências
AMARAL JÚNIOR, A. O cinqüentenário da declaração universal dos direitos do homem. São
Paulo: Malheiros, 2002.
BAUMAN, Z. Globalização - as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
CANOTILHO, J.J.G. Direito constitucional. Coimbra, Portugal: Almedina, 1996.
COMPARATO, F.C. A afirmação histórica dos direitos humanos. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
COUTINHO, J. N. M. Globalização e direitos humanos. Curitiba-PR, Revista da Faculdade de Direito da UFPR, v. 33, 2000, p. 44-52.
EIDE, A. Obstacles and goals to be pursued. In: ______; KRAUSE, C.; ROSAS, A. Economic, social and cultural rights. Boston/Londres: Martinus Nijhoff Plubishers, 1995.
FARIA, J.E. Democracia e governabilidade: os direitos humanos à luz da globalização econômica. In: ______ (Org.). Direito e globalização econômica: implicações e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Malheiros, 1996. p. 127-160.
______. O direito na economia globalizada. 1. ed., 4. tir. São Paulo: Malheiros, 2004.
GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
GRAY, J. Falso amanhecer: os equívocos do capitalismo global. Rio de Janeiro: Record, 1999.
IANNI, O. Teorias da globalização. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
LIMA, A.L.C. Globalização econômica, política e direito. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2002.
MACCALÓZ, S. M. P. Globalização e flexibilização. In: ______; et allii. Globalização, neoliberalismo e direitos sociais. Rio de Janeiro: Destaque, 1997. p. 1-26.
MOURA, L. D. A dignidade da pessoa humana e os direitos humanos – o ser humano num mundo em transformação. São Paulo: Loyola, 2002.
PIOVESAN, F. Direitos humanos: desafios da ordem internacional contemporânea. In: ______ (Coord.). Direitos humanos. Curitiba: Juruá, 2006. p. 15-37.
RIBAS, L. M. Identidade, globalização e direitos humanos. Rio Grande do Sul. Monografia de conclusão de curso. Pós-Graduação Lato Sensu em Pensamento Jurídico Brasileiro. UFSM, 2005.
ROLIM, M. Atualidade dos direitos humanos. Disponível no site: <http://www.rolim.com.br /ensaio5.htm>. Acesso em: jul. 2003.
SANTOS, B. S. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. In: Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
______. La globalización del derecho - los nuevos caminos de la regulación y la emancipación. Universidad Nacional de Colombia, 1998.
______. Uma concepção multicultural de direitos humanos. Revista Lua.
SANTOS, F.F. Princípio constitucional da pessoa humana. São Paulo: Celso Bastos, 1999. SCHREITER, R. A nova catolicidade - a teologia entre o local e o global. São Paulo: Loyola, 1968. VIEIRA, L. Cidadania e globalização. 2. ed. Rio e Janeiro: Record, 1998.