LIBERDADE COMO DESENVOLVIMENTO EM AMARTYA SEN
Palavras-chave:
Liberdade, Desenvolvimento, Amartya Sen, Condição de agente, DemocraciaResumo
O presente artigo tem como intuito abordar alguns conceitos centrais da obra do economista indiano Amartya Sen. A pesquisa tem como perspectiva traçar um panorama do que o autor compreende pela garantia das liberdades instrumentais como fatores ao desenvolvimento político e humano. Defende-se a relação de simultaneidade entre a atuação estatal e o fortalecimento da condição de agente dos indivíduos como elo fundamental para o aprimoramento dos regimes democráticos. O objetivo do texto é apresentar ao leitor o que Amartya Sen entende por liberdades instrumentais e como elas estão conectadas ao projeto de desenvolvimento pretendido pelo economista. Conclui-se que suas pesquisas sobre igualdade de bem-estar são importantes no contexto de países desiguais como o Brasil.
Referências
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. DAHL, Robert. Sobre a Democracia. Brasília: UNB, 2001.
HOMEM, Antonio Pedro Barbas. O Espírito das Instituições. Lisboa: Almedina, 2006.
MORRISON, Wayne. Filosofia do Direito: dos Gregos ao Pós-Modernismo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SEN, Amartya. A Ideia de Justiça. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SEN, Amartya. Desigualdade Reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SEN, Amartya. How to Judge Globalism. The American Prospect. 2002; special supplement (Winter). Disponível em: <https://prospect.org/article/how-judge- globalism>. Acesso em: 20 set. 2016.
SEN, Amartya. Sobre Ética e Economia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. SEN, Amartya; KLIKSBERG, Bernardo. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
THE GUARDIAN. New Oxfam report says half of global wealth held by the 1%. Disponível em: <https://www.theguardian.com/business/2015/jan/19/global-wealth- oxfam-inequality-davos-economic-summit-switzerland>. Acesso em: 20 set. 2016.