O DIREITO PENAL AMBIENTAL COMO DIREITO FUNDAMENTAL A UMA PRESTAÇÃO ESTATAL NA SOCIEDADE DE RISCO

Autores

  • admin admin

Palavras-chave:

Estado, Direito penal ambiental, Direito fundamental, Bem jurídico ambiental

Resumo

O presente trabalho está voltado para a temática da abordagem do direito fundamental ao meio ambiente e sua consideração a partir dos critérios de uma norma fundamental, contando ainda com a sua caracterização como um direito fundamental completo. Consequentemente, o objetivo pretendido é o de especificar a matéria de proteção que a legislação penal deve se destinar e, por isso, a delimitação do conceito de bem jurídico ambiental, com base em uma análise voltada para o que seria a contemporânea sociedade de risco. Por fim, conclui-se que há uma imposição do Estado na edição de leis de matéria penal ambiental buscando a necessária proteção do bem ambiental das mais diversas condutas previstas na forma de tipos penais. Este estudo fará uso de bibliografia pertinente ao tema, em conjunto com textos legais de modo a viabilizar a metodologia hermenêutica.

Referências

ALBRECHT, Peter-Alexis. Criminologia: uma fundamentação para o direito penal. Tradução de Juarez Cirino dos Santos; Helena Schiessi Cardoso. Curitiba: ICPC; Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. Tradução de Virgílio Afonso da Silva. São Paulo, 2008.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: Editora 34, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/ L9605.htm>. Acesso em: 21 ago. 2015.

BÜLLESBACH, Alfred. Saber jurídico e ciências sociais. In: KAUFMANN, A; HASSEMER, W. (Orgs). Introdução à filosofia do direito e à teoria do direito contemporâneas. Tradução de Marcos Keel e Manuel Seca de Oliveira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.

CORDEIRO, Karine da Silva. Direitos fundamentais sociais: dignidade da pessoa humana e mínimo existencial, o papel do judiciário. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.

GAVIÃO FILHO, Anizio Pires. Direito fundamental ao ambiente. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

GOMES, Celeste Leite dos Santos Pereira. Crimes contra o meio ambiente: responsabilidade e sanção penal. 2. ed. São Paulo: Juarez de Oliveira, 1999. KELSEN, Hans. Teoria geral do Direito e do Estado. Tradução Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

KELSEN, Hans. Teoria pura do Direito. Tradução de João Baptista Machado. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

PÉREZ LUÑO, Antonio Enrique. Derechos Humanos, Estado de Derecho y Constitucion. 5 ed. Madrid: Tecnos, 1995.

PORTO, Maria Stela Grossi. Sociologia da violência: do conceito às representações sociais. Brasília: Francis, 2010.

PRADO, Luiz Regis. Direito penal do ambiente. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

RIBEIRO, Luiz Gustavo Gonçalves; PAULON, Luiz Otávio Braga. Direito penal francês: uma abordagem descritiva da responsabilidade penal da pessoa jurídica para fins de tutela do meio ambiente e de bens jurídicos difusos. Revista Direito Ambiental e Sociedade, Caxias do Sul, v. 3, n. 1, p. 275-301, 2013.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 2013.

ROXIN, Claus. A proteção de bens jurídicos como função do Direito penal; org. e trad. André Luís Callegari, Nereu José Giacomolli. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2013.

SIRVINSKAS, Luis Paulo. Tutela penal do meio ambiente: breves considerações atinentes à Lei. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

Downloads

Publicado

2020-11-03

Como Citar

admin, admin. (2020). O DIREITO PENAL AMBIENTAL COMO DIREITO FUNDAMENTAL A UMA PRESTAÇÃO ESTATAL NA SOCIEDADE DE RISCO. Constituição, Economia E Desenvolvimento: Revista Eletrônica Da Academia Brasileira De Direito Constitucional , 8(15), 438–452. Recuperado de https://abdconstojs.com.br/index.php/revista/article/view/155

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.