O MITO DA SUSTENTABILIDADE
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Natureza, Empresas, Desenvolvimento SustentávelResumo
O estudo volta-se para a análise das transformações ocorridas na sociedade nos últimos séculos, no tocante à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável. A utilização dos recursos naturais de maneira inconsequente em todo o planeta provocou desequilíbrios que ameaçam a vida do ser humano na terra. A partir desse argumento, torna-se necessário um novo olhar à natureza, no sentido de preservar e conservar o meio em que se vive, resgatando sentimentos de pertença, em razão de todos os seres viverem em um lar compartilhado. Assim, muitos cidadãos se engajam em ações sustentáveis, preocupados com a melhor utilização dos recursos naturais, o que reflete no mercado de consumo. As empresas, atentas a esta tendência, pretendem atingir um nicho de mercado que prefere consumir produtos ecologicamente corretos, não pela sustentabilidade, mas pelos interesses econômicos e pelos retornos financeiros. O “mercado verde” atrai consumidores e vários empreendimentos estão em consonância com os princípios sustentáveis, servindo inclusive de exemplo para outros países. O fortalecimento das marcas e dos produtos com este viés e a criação de uma rede para divulgação deste mercado - atingindo o público-alvo da forma mais transparente possível - são exemplos de alternativas para identificar quais empresas mostram-se realmente preocupadas com a sustentabilidade.
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