LIBERDADE COMO DESENVOLVIMENTO EM AMARTYA SEN

Autores

  • Flávio Pansieri PUCPR

Palavras-chave:

Liberdade, Desenvolvimento, Amartya Sen, Condição de agente, Democracia

Resumo

O presente artigo tem como intuito abordar alguns conceitos centrais da obra do economista indiano Amartya Sen. A pesquisa tem como perspectiva traçar um panorama do que o autor compreende pela garantia das liberdades instrumentais como fatores ao desenvolvimento político e humano. Defende-se a relação de simultaneidade entre a atuação estatal e o fortalecimento da condição de agente dos indivíduos como elo fundamental para o aprimoramento dos regimes democráticos. O objetivo do texto é apresentar ao leitor o que Amartya Sen entende por liberdades instrumentais e como elas estão conectadas ao projeto de desenvolvimento pretendido pelo economista. Conclui-se que suas pesquisas sobre igualdade de bem-estar são importantes no contexto de países desiguais como o Brasil.

Biografia do Autor

Flávio Pansieri, PUCPR

 

Presidente do Conselho Fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Professor de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus de Curitiba. Advogado.

Referências

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. DAHL, Robert. Sobre a Democracia. Brasília: UNB, 2001.

HOMEM, Antonio Pedro Barbas. O Espírito das Instituições. Lisboa: Almedina, 2006.

MORRISON, Wayne. Filosofia do Direito: dos Gregos ao Pós-Modernismo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

SEN, Amartya. A Ideia de Justiça. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SEN, Amartya. Desigualdade Reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SEN, Amartya. How to Judge Globalism. The American Prospect. 2002; special supplement (Winter). Disponível em: <https://prospect.org/article/how-judge- globalism>. Acesso em: 20 set. 2016.

SEN, Amartya. Sobre Ética e Economia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. SEN, Amartya; KLIKSBERG, Bernardo. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

THE GUARDIAN. New Oxfam report says half of global wealth held by the 1%. Disponível em: <https://www.theguardian.com/business/2015/jan/19/global-wealth- oxfam-inequality-davos-economic-summit-switzerland>. Acesso em: 20 set. 2016.

Downloads

Publicado

2020-11-03

Como Citar

Pansieri, F. (2020). LIBERDADE COMO DESENVOLVIMENTO EM AMARTYA SEN. Constituição, Economia E Desenvolvimento: Revista Eletrônica Da Academia Brasileira De Direito Constitucional , 8(15), 453–479. Recuperado de https://abdconstojs.com.br/index.php/revista/article/view/153

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.