O ATIVISMO JUDICIAL EM FACE DO TENSO E FRÁGIL EQUILÍBRIO ENTRE INCLUSÃO SOCIAL E LIVRE- INICIATIVA
O PAPEL DO PODER JUDICIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA INTERVENÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
Palavras-chave:
Ativismo judicial, Minorias, Atividade econômica, Livre- iniciativaResumo
O ativismo judicial, especialmente aquele produzido pelas mais altas cortes em seus países – e no caso do Brasil de forma marcante pelo Supremo Tribunal Federal – é um dos temas mais ricos para um debate contemporâneo dentro do direito, de modo especial quanto à concretização de políticas públicas, bem como a potencial inclusão social que tais políticas acarretem ou possam acarretar. Há que se ponderar, contudo, que a inclusão social não pode ser um valor absoluto, devendo se harmonizar com outros valores igualmente relevantes, sendo que no caso destacamos a livre iniciativa e a atividade empresarial. Ao final, como um referência analítica, trazemos o caso da Reserva Raposa Serra do Sol, demarcada em julgamento do STF.
Referências
ALBANO, Gleidson Pinheiro. Globalização da Agricultura: uma análise comparativa entre duas cidades com fruticultura irrigada para exportação no RN, Ipanguaçu e Baraúna. Disponível em: <https://www.ufpe.br/posgeografia/images/ documentos/d_2012_gleidson_pinheiro_albano.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2014.
GOMES, Luiz Flávio. O STF está Assumindo um “Ativismo Judicial” sem Precedentes? Revista eletrônica Universo Jurídico. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2013.
HABERMAS, J. Direito e Democracia: entre faticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. Vol. I.
NALINI, José Renato (Org.). Curso de Deontologia da Magistratura. São Paulo: Saraiva, 1992.
PRADO, Lídia Reis de Almeida. O juiz e a anima: reflexos sobre a prestação jurisdicional. São Paulo: EDPUC, 2003.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. São Paulo: L&PM, 2007. SARMENTO, Daniel. Ubiquidade Constitucional: os dois lados da moeda. In:
SCHMITT, Carl. O conceito do político. Petropolis: Vozes, 1992.
STAËL-HOLSTEIN, Lettres sur les ouvrages et le caractère de Jean-Jacques Rousseau (1788), In: SCMITT, Carl. O conceito do político. Petropolis: Vozes, 1992.
SILVEIRA, Alípio. A justiça inglesa hoje. RF 160/409.
STRECK, Lenio. Novos Estudos Jurídicos, vol. 8, n. 2, p. 257-301, maio/ago.