CRISE DO DIREITO E DIREITO DA CRISE

CRISE, REVOLUÇÃO E PLANEJAMENTO EM AFONSO ARINOS

Autores

  • Eduardo Borges Espínola Araújo UnB

Palavras-chave:

Afonso Arinos de Melo Franco, Crise constitucional, Revolução, Planejamento

Resumo

O presente artigo dedica-se às análises sincrônica e diacrônica de dois conceitos chaves para entender a atuação tanto política quanto jurídica de Afonso Arinos de Melo Franco: crise do direito e direito da crise. Após a introdução deste personagem, explicando a circularidade entre as posições políticas e jurídicas, serão abordados os significados de ambas as categorias à luz das crises que o País experimentou da promulgação da Constituição de 1946 até o advento do golpe militar de 1964: a primeira, que representaria a insuficiência dos mecanismos jurídicos frente às exigências sociais e, a segunda, que permitiria a evolução social dentro de balizas legais. Ao final, será resgatado o papel criador que Afonso Arinos, não sem oscilar, terminou por relegar ao direito.

Biografia do Autor

Eduardo Borges Espínola Araújo, UnB

Mestre em Direito pela Universidade de Brasília, Especialista em Direito Eleitoral pelo Instituto de Direito Público de Brasília e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Advogado.

Referências

ALBERTI, Verena. “Idéias” e “fatos” na entrevista de Afonso Arinos de Mello Franco. In: FERREIRA, Marieta de Moraes (coord.). Entre-vistas: abordagens e uso da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.

BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. A UDN e o udenismo: ambiguidades do liberalismo brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981

CAMARGO, Aspásia; MARIANI, Maria Clara; LOPES TEIXEIRA, Maria Tereza. O intelectual e o político: encontros com Afonso Arinos de Melo Franco. Brasília: Senado Federal: CPDOC/Fundação Getúlio Vargas: Editora Dom Quixote, 1983. CAVALCANTI, Themístocles. A crise constitucional do nosso tempo. Revista de Direito Público e Ciência Política, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, set./dez. 1961. CHAGAS, Carlos. A ditadura militar e os golpes dentro do golpe: 1964-1969. Rio de Janeiro: Record, 2014.

FERREIRA, Jorge. A estratégia do confronto: a frente de Mobilização Popular. Revista Brasileira de História [online], v. 24, n. 47. 2004.

FIGUEIREDO, Argelina Cheibub. Democracia ou reformas? Alternativas democráticas à crise política: 1961-1964. São Paulo: Paz e Terra: 1993.

FRANCO, Afonso Arinos de Melo. Estudos de direito constitucional. Rio de Janeiro: Revista Forense, 1957.

FRANCO, Afonso Arinos de Melo. Curso de direito constitucional brasileiro. v. 1. Rio de Janeiro: Revista Forense, 1968.

FRANCO, Afonso Arinos de Melo. Direito Constitucional: Teoria da Constituição. As Constituições do Brasil. Rio de Janeiro: Revista Forense, 1978.

FRANCO, Afonso Arinos de Melo; PILA, Raul. Presidencialismo ou Parlamentarismo? Brasília: Senado Federal, 1999.

FRANCO, Afonso Arinos de Melo. Evolução da crise brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005.

FRANCO, Afonso Arinos de Melo. Santiago. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2017. LATTMAN-WELTMAN, Fernando. A política domesticada: Afonso Arinos e o colapso da democracia em 1964. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

LIMA, Alvino. Aspectos da crise do direito. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, v. 53, jan. 1958.

NAVA, Pedro. Afonso. In: CAMARGO, Aspásia; MARIANI, Maria Clara; LOPES TEXEIRA, Maria Tereza. O intelectual e o político: encontros com Afonso Arinos de Melo Franco. Brasília: Senado Federal: CPDOC/FGV: Editora Dom Quixote, 1983.

SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Afonso Arinos e a transcendência do imediato. In: FRANCO, Afonso Arinos de Melo. Evolução da crise brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005

SCHMITT, Carl. Teologia política. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.

SEABRA, Miguel Fagundes. Reformas essenciais ao aperfeiçoamento das instituições políticas brasileiras. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 43, jan. 1956.

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: Leya, 2016.

Downloads

Publicado

2020-11-03

Como Citar

Borges Espínola Araújo, E. (2020). CRISE DO DIREITO E DIREITO DA CRISE: CRISE, REVOLUÇÃO E PLANEJAMENTO EM AFONSO ARINOS. Constituição, Economia E Desenvolvimento: Revista Eletrônica Da Academia Brasileira De Direito Constitucional , 9(17), 512–533. Recuperado de https://abdconstojs.com.br/index.php/revista/article/view/170

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.